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Mitos e verdades da dieta low carb

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É certo que a dieta low carb virou uma prática muito famosa entre celebridades e influenciadores digitais. O termo “dieta cetogênica”, um dos pontos que envolve a low carb, dispara no topo das pesquisas no Google.

Considerando todo esse hype, é fato que alguns mitos e verdades começaram a circular na internet. Dieta low carb realmente emagrece? Ela pode fazer mal à saúde? Eu vou ficar sem energia?

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O que é dieta low carb?

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De forma simples, podemos entender que a dieta low carb é restrita em produtos refinados, processados e grãos. Alimentos ricos em carboidratos também são reduzidos até um limite saudável.

A dieta low carb nada mais é do que um retorno à forma como nossos ancestrais se alimentavam, isso bem antes do surgimento da agricultura. Por isso essa é uma dieta muito mais rica em proteínas, principalmente de fontes animais, mas não fica restrito a isso.

Dieta low carb restringe totalmente os carboidratos?

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Ao falar “low carb”, muita gente pode surgir com essa dúvida. Em nenhum ponto a dieta low carb exige o corte completo dos carboidratos, mas sim um novo equilíbrio. Ela trabalha para reduzir excessos.

A low carb promove o controle de açúcar, farináceos e amido, por exemplo. Os carboidratos ingeridos devem ser de melhor qualidade, principalmente complexos, como a batata doce. Colocar a proteína no centro não significa eliminar totalmente o carboidrato.

Uma dieta bem planejada também envolve uma quantidade maior de vegetais em relação à proteína animal. Os vegetais mais recomendados são os folhosos e de baixo amido, principalmente.

Principais benefícios da dieta low carb

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A perda de medidas é apenas um dos benefícios que a dieta low carb traz. Por promover diminuição de alguns alimentos altamente calóricos, a low carb pode ajudar bastante no processo saudável de emagrecimento.

Além disso outros benefícios são:

Diminuição da fome;
Diminuição da pressão sanguínea;
Redução dos triglicerídeos;
Menor nível de insulina no sangue;
Melhor perfil colesterol.

Feita com um planejamento saudável, a dieta low carb pode trazer várias vantagens para quem quer perder peso, mas também investir em uma saúde melhor. Vamos entender os principais mitos e verdades associados à low carb?

Mitos e verdades da dieta low carb

Antes de organizar a sua dieta, veja os mitos e verdades mais comuns associados a dieta low carb:

Dieta low carb não significa zero calorias (VERDADE)

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Diminuir carboidratos e açúcares não significa zerar totalmente as calorias. O consumo até pode ser bem menor, mas é bom estar ciente disso.

Nem todo mundo pode iniciar uma dieta low carb (VERDADE)

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Existem contraindicações, mas são bem específicas. É preciso avaliar bem no caso de gestantes, crianças, atletas e quem tem a hipertrofia como objetivo. Isso não significa que a low carb vai fazer mal a essas pessoas, apenas se faz necessário uma melhor avaliação do caso.

Low carb significa baixa de energia (MITO)

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No começo o organismo pode sentir falta dessa energia, uma vez que carboidrato é uma importante fonte. A questão é que a gordura saudável também é uma excelente fonte de energia, além de mais estável e duradoura.

É preciso compensar com queijos e leite (MITO)

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Não é necessário ficar compensando a dieta com consumo de queijos e leites como muita gente acredita. A gordura que encontramos nesses exemplos também podem ser encontradas em castanhas, óleo de coco, azeite e abacate, por exemplo.

Emagreça com saúde com a dieta low carb

A dieta low carb é uma alternativa muito saudável para evitar vários dos produtos que são verdadeiros vilões para a sua saúde e o emagrecimento. Ela pode sim ser muito rica em vitaminas e minerais também.

Basta repensar sua forma de organizar a alimentação. Ovos, peixes, carnes vermelhas, nozes e sementes são grandes aliados da low carb, providenciando muitos minerais, vitaminas, proteínas e gorduras saudáveis.

Gostou das dicas ou tem algo para compartilhar? Fique a vontade. Comente, compartilhe outros alimentos e contribua para o nosso portal.

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