Dieta Low Carb o que é e como funciona? Detalhes Simples

A Dieta Low carb

Ola Tudo bem ??, se chegou até nosso site ou lhe sugeriram, é porque, você não deve estar satisfeito (ou satisfeita) com o seu peso. Infelizmente, há cada vez mais pessoas com excesso de peso, em razão da má alimentação e da vida sedentária. A dieta low carb traz efeitos positivos e, por essa razão, virou a bola da vez das dietas. Ela prevê a ingestão de carboidratos abaixo de 20% do total de calorias diárias. Então, Continue lendo que vou explicar melhor sobre esta Dieta ??>>>

Os carboidratos desempenham a função energética do nosso organismo, ao lado das proteínas e das gorduras. As proteínas e os minerais desempenham o que chamamos de função plástica. As funções de regulação e de proteção ficam por conta das vitaminas, das fibras e dos minerais.

O que, em geral, está errado é nossa percepção de quais são os nutrientes que mais fazem falta. A dieta low carb busca, dessa forma, o que mais precisamos.

 

O que é o carb?

O carb fornece energia para o corpo porque contém açucares (glicose) que podem vir em forma de diferentes nomes: amido, sacarose, lactose, frutose e maltose. O amido está presente no pão, nas massas, no arroz e na batata. A sacarose, no açúcar comum, e a lactose nos produtos lácteos. Já a frutose e a maltose, na fruta e na cerveja, respectivamente. ? ?

Porque cortar o carboidrato emagrece naturalmente Dieta Low Carb

 

A finalidade da dieta low carb é forçar o corpo a utilizar gordura como sua principal fonte de energia, substituindo a glicose obtida nos carboidratos. Os amidos presentes no carboidrato são nutrientes complexos, já que sua glicose entra mais devagar na corrente sanguínea.

 

Apesar a pirâmide alimentar apontar que seu consumo corresponde a 55 ou 60% do valor energético ingerido por dia, nos das atuais, pode-se dizer que a referida percentagem é exagerada face às necessidades atuais.

 

Da mesma forma, durante muitos anos, a pirâmide alimentar indicava que deveríamos consumir de 10 a 15% de valor energético vindo da proteína. Mas é bastante inadequada tal percentagem para a vida dos dias atuais.

 

De onde vem a dieta low carb? ??

Nos anos de 1960, popularizou-se o livro A Dieta Revolucionária do Dr. Robert Atkins, famoso nos Estados Unidos pelo tratamento de obesos. Sua proposta era eliminar os carboidratos e compensá-los pelo consumo de proteínas, ovos e laticínios.

Comer mais proteínas favorece a dieta. Estudos mostram que a proteína reduz o apetite, aumenta o metabolismo e ajuda no crescimento da massa muscular, o que colabora para a queima de calorias de todo o corpo.

Na ausência de carboidratos, o fígado armazena a glicose presente nos demais nutrientes ingeridos para transformá-la em glicogénio ou glicogênio, que é a principal reserva energética nas células animais.

Dessa forma, as células passam de consumidores de glicose para consumidores parciais de cetona. Afinal, quando não há glicose, não há insulina e as cetonas são uma substância química produzida pelo corpo devido a uma falta de insulina.

Mais cetonas significam que o corpo utiliza gordura por não ter a energia da glicose. Este processo provoca mudanças no metabolismo e provoca o emagrecimento.

 

Índice Glicêmico (IG)

Como se fala bastante sobre Índice Glicêmico na dieta low carb, vamos ao conceito. O índice surgiu dos estudos do Dr. David Jenkins. Ele mediu a rapidez e o grau a que uma determinada comida aumenta o nível de açúcar do sangue.

Os alimentos com baixo índice provocam subidas e descidas mais graduais, saciando o corpo por mais tempo. São esses que devemos privilegiar nas dietas.

Compare: iogurte magro com adoçante (IG: 20) e baguete francesa (IG: 136); berinjela (IG: < 20) e purê de batata (IG: 100); tomates (IG: 23) e melancia (IG: 103); biscoitos (IG: 113) e bolachas de aveia (IG: 79).

piramide dieta low carb sem carboidratos

 

Permitidos e não permitidos na Dieta low carb

Peixes, crustáceos, frango, porco e carne de boi são alimentos permitidos porque não entram sequer na tabela de Índice Glicêmico. Teoricamente, alimentos com alto Índice Glicêmico contribuem para uma menor saciedade após as refeições e levam ao consumo excessivo de alimentos. Ou seja, quanto menor o índice, menos açúcar no sangue e maior controle do apetite.

Todos os alimentos verdes (alface, rúcula, agrião, repolho, espinafre) e os legumes são permitidos. Mas precisam ser acompanhados pela proteína ou pela fruta porque têm alto Índice Glicêmico e não saciam por muito tempo.

Sobre as frutas, elas são ricas em carboidratos (frutose). Nesse caso, o quanto você precisa emagrecer é um fator determinante para adequar seu consumo de frutas. Há algumas, tais como morango e coco, que tem menos carboidratos. Temos um Artigo especial sobre as melhores frutas saudável – Clique aqui.???

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Os queijos têm pouco carboidrato. Só fique atento para a quantidade. Se precisar perder muito peso evite os queijos brancos (ricota, minas e cottage) que tem maior teor de lactose – o açúcar do leite.

Legumes como o feijão, a lentilha e a ervilha também tem carboidratos. Por isso, não são bem-vindos na dieta low carb. Sobre açúcar e farinhas, nem precisa dizer, não é? Proibidos!

Agora que você já conhece os princípios básicos da Dieta low carb, ficou fácil entender o porquê das dietas proteicas terem tanto sucesso. Dietas desse tipo permitem perder peso sem passar fome, comendo alimentos que favorecem a saciedade.

Por hoje é isso!!! Se você gostou do nosso artigo, Por favor, Compartilhe ? com seus amigos e deixe seus comentários abaixo…  Temos outros artigos que pode te ajudar, pesquise no site…

Um grande abraço e Boa semana… ??

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Comentarios ( 5 )
  1. neide Rodrigues
    Agosto 9, 2016 at 1:27 pm
    Reply

    Gostei muito dessa dieta
    Vou tentar fazer.
    Muito obrigada há equipe de vocês
    Boa tarde

  2. Jessica
    Agosto 7, 2016 at 3:48 pm
    Reply

    Parece ser legal esta dieta, não precisa passar fome, eu mesma tenho muita dificuldade de perder peso, vou TENTAR. Quero deixar os parabéns a equipe por enviar este artigo para mim, obrigado.

  3. Luana ribeiro
    Agosto 7, 2016 at 3:42 pm
    Reply

    Legal este artigo, gostei e vou COMPARTILHAR. Vou iniciar esta dieta

  4. Luana ribeiro
    Agosto 7, 2016 at 3:40 pm
    Reply

    Legal este artigo, vou seguir.

  5. Fabiana
    Agosto 7, 2016 at 3:39 pm
    Reply

    Gostei, muito bom este site

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